Com a IMRT você controla a quantidade de radiação: onde precisa menos, chega menos. É possível fazer tudo em uma única sessão, de acordo com a necessidade de cada paciente. Já na radiocirurgia, o tratamento é feito em uma única sessão, altas doses chegam até o volume alvo em apenas uma aplicação. A técnica pode ser realizada em várias regiões do corpo, porém, o mais comum são nos tumores cerebrais, além de diversas outras neuropatias.
O tratamento é feito diariamente e, em todos esses procedimentos, é necessária uma localização precisa das áreas a serem tratadas e das que devem ser protegidas. Para isso são realizados exames diagnósticos específicos para radioterapia, como Tomografia Computadorizada, Ressonância magnética, PET-CT e outros.
É um grande avanço na radioterapia, ela está com o foco cada vez mais direcionado e preciso e isso poupa o tecido sadio das sequela da radioterapia. É precisão máxima com pouco envolvimento dos órgãos vizinhos. Isso garante um bom tratamento.
Os físicos trabalham em conjunto com os médicos. Eles prescrevem as doses e o físico é o responsável por fazer cálculos e estabelecer o local correto da aplicação. Por isso é imprescindível a presença de um físico especialista para garantir o posicionamento preciso. O tumor pode se deslocar de um dia para o outro. É o físico quem vai calcular a quantidade de radiação e como ela será aplicada para proteger os órgão e atingir o volume alvo corretamente.
Há também o físico supervisor em radioproteção, que calibra o equipamento e é responsável pela proteção radiológica em todas a equipe. Ele mantém o controle de qualidade rigoroso em todas as máquinas de radioterapia.
Com o software de precisão, o Centro de Oncologia e Radioterapia Sant’Ana traz a modernidade para tratar o câncer. É uma clínica que esta sempre na vanguarda, compatível com os grandes centro. Foi a primeira do interior a ter acelerador linear, a primeira a ter a radioterapia tridimensional conformacional em, 2003, e agora tem esse nosso acelerador liner com softwares de grande precisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *